quarta-feira, 8 de abril de 2009

O BOLO "DOCE FINO"

Pasta de Amêndoa

Com os mais variados nomes - Pasta ou Massa de Amêndoa, Doce Fino, Massapão, Massapan ou Marzipan -, esta pasta permite fazer os mais diversos doces, como são: "Doce Fino Algarvio", Queijinhos de Amêndoa, Morgado, Rolhas de Maio, Paposecos -são moldados e colocados no forno a ganhar cor-, para cobrir e decorar bolos, etc.

Esta receita resultou de uma série de tentativas mais ou menos bem sucedidas, se não ficar bem à primeira, não desesperem... Tentem outras vezes, porque é com a experiência que se aprende.


Ingredientes:

500 gr Amêndoa pelada e muito bem moída
500 gr de Açúcar
Água q. b. para cobrir o açúcar


Para pelar a amêndoa:
Ferver água, tirar do fogo e juntar a amêndoa, esperar até arrefecer um pouco e descascá-la. Deixar secar um dia ou dois.

Confecção:
Moer a amêndoa 3 vezes na picadora tipo 1,2,3.


Pesar a amêndoa e colocar a mesma quantidade de açúcar num tacho e juntar a água.
Vai a lume brando. Deixar ferver até ponto fio* (vai-se mexendo de vez em quando, com a colher de pau, para ajudar a dissolver o açúcar).

Quando estiver em ponto de fio, junta-se a amêndoa, mexe-se rapidamente, até ficar uma pasta sem grumos. Tira-se do fogo.

Continua-se a mexer até arrefecer ao ponto de pudermos colocar as mão sem queimar: por esta altura a pasta já está durinha. Amassa-se sobre a pedra mármore (vai-se fazendo um rolinho, depois viram-se as pontas para dentro, sucessivamente, até a massa ficar firme e quase fria).

Acondiciona-se numa taça, de preferência de vidro, tapada. Nesta fase não guardar no frigorifico. Deixa-se descansar até ao dia seguinte. Moldam-se os bolinhos.

A restante massa guarda-se no frigorifico, em caixa bem fechada.
Não deve apanhar humidade. Tem um mês de validade.

Notas:
Não usar tacho de aluminio, pode ser de inox ou anti-aderente usado só para esse efeito, assim como a colher de pau.


Ponto de fio: A calda estará neste ponto se, molhando o dedo indicador na calda e unindo-o em seguida ao polegar e afastando-o, formar-se um fio quebradiço.
 
Template by: Abdul Munir